12ª Conferência Municipal de Saúde Tem Como Tema: “democracia e Saúde”

O Conselho de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos promoveram, no período de 02 a 04 de abril a 12ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Democracia e Saúde”. As conferências municipais têm como objetivo ampliar as discussões sobre a saúde pública, estabelecer prioridades das demandas locais e explanar as grandes conquistas adquiridas pelas conferências, pois as discussões abrangem assuntos pertinentes que são inseridos nas etapas estaduais e nacionais.

A atividade reuniu profissionais da saúde, representantes do governo municipal, entidades não-governamentais e usuários do SUS, que juntos apontaram sugestões e propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Município, no Estado e no País.

As propostas aprovadas contemplaram três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS. Os participantes da Conferência também elegeram os delegados que representarão o município de Óbidos na Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer nos dias 13 e 14 de junho desde ano.

O Presidente do Conselho Osmar Melo, falou da importância da realização da conferência: “Esse momento é muito aguardado no decorrer dos anos, haja vista, que as conferências acontecem a cada dois anos (…) Após esses 3 dias, estamos terminando essa importantíssima democracia dentro do município, as coisas aconteceram tudo dentro do planejado, as pessoas reivindicaram seus direitos e estão dando sugestão, isso que a gente espera de uma conferência, e futuramente todas essas propostas serão ações concretas para a saúde do nosso município. Após a finalização da conferência, vamos fechar um relatório, e as proposta serão encaminhadas para quem de direito, SEMSA, Prefeitura e Câmara. Além disso, vamos levar as propostas para o nível estadual e nacional” – finalizou Osmar Melo.

“Foram 03 dias produtivos, com a média de 180 participantes, bem acima da expectativa, mais uma vez a gente pôde ver a democracia sendo exercida, com propostas passivas de realização, propostas firmes na realidade,  e a gente conclui graças a Deus, com sentimentos de ter correspondido naqueles anseios que a população tanto acreditam para melhorias do nosso município” – afirmou a Secretária Nathália Rodrigues.