Secretaria de Infraestrutura realiza força-tarefa para recuperar áreas afetadas pela forte chuva que caiu em Óbidos

0

A operação priorizou a retirada de entulhos e a desobstrução de canaletas e bueiros para evitar novos alagamentos

Entre a madrugada e o início da tarde desta quinta-feira (4), choveu mais de 12h na zona urbana de Óbidos, no oeste do Pará. A chuva torrencial causou inúmeros prejuízos e várias vias foram obstruídas.

Após centenas de ocorrências registradas na Ouvidoria da Prefeitura Municipal, só no início da tarde a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi) conseguiu enviar equipes para atender os casos mais urgentes, como o que ocorreu no bairro Santa Terezinha, onde três casas foram inundadas e o muro de um dos imóveis caiu com a força da água.

Ações prioritárias após a chuva realizaram a desobstrução de canaletas e bueiros e recuperaram vias atingidas.

As ocorrências consideradas mais graves foram mapeadas nos bairros São Francisco, Bela Vista, Perpétuo Socorro e em parte de Santa Terezinha e estão relacionadas a casas alagadas e ruas e travessas intrafegáveis, após a chuva cavar valas que impossibilitam o tráfego de veículos e, em alguns casos, até de pedestres.

A titular da Seurbi, Máira Souza, informou que uma força-tarefa com mais de 50 homens iniciou na tarde de hoje e os trabalhos para atender os casos informados vão se estender pelos próximos dias.

“Nós temos equipes limpando canaletas e bueiros das principais vias, pra evitar novos alagamentos caso a chuva retorne. Temos equipes trabalhando em algumas casas alagadas. Como houve muitos pontos com alagamento, nós não vamos conseguir fazer os atendimentos de todos hoje. Então, a nossa equipe vai priorizar os casos mais urgentes e vamos continuar contando com a colaboração da população que continue nos informando por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos”, explicou Máira.

Titular da Seurbi acompanhou a força-tarefa para recuperar as áreas mais atingidas pela chuva.

Apesar da coleta de lixo diária nos bairros de Óbidos, registros de alagamentos por bueiros e canaletas alagadas devido ao acúmulo de lixo foram flagrados em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Infraestrutura reforça aos moradores que fiquem atentos à rota dos carros coletores e não joguem lixo nas vias.

“Vem a chuva, acaba obstruindo as canaletas, galerias e aí transborda e, em muitos casos, acaba alagando as casas. Por isso, nós reforçamos o pedido para que você não jogue lixo na rua. Em casos de falha do serviço, recolha a sua sacola que, no dia seguinte, nós vamos fazer a rota, afinal, esses imprevistos acontecem. Evite deixar lixo na rua”, enfatizou a secretária de infraestrutura.

Secretaria de Infraestrutura também atuou na recuperação de pontes e outros acessos destruídos.

Levantamento

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec), vai iniciar o trabalho de levantamento das famílias atingidas na sexta-feira (5), já que a equipe ainda está em viagem pela zona rural na expedição para distribuir donativos enviados pelo Governo federal.

O trabalho vai subsidiar a elaboração de um plano de ação para o envio imediato de assistência aos afetados, que contará com a atuação de outras secretarias do Governo Municipal.

Ouvidoria

Para repassar informações sobre áreas atingidas pela chuva e situações de risco, acione a Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos pelo telefone (93) 99115-8259 ou pelo e-mail pmoovidoria@obidos.pa.gov.br. As centrais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade