Essa é a primeira vez que município conta com a atuação do colegiado.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a posse dos 42 membros titulares e suplentes do recém-criado Fórum Municipal de Educação de Óbidos. A posse realizada na manhã de quarta-feira (24) no auditório da Casa de Cultura marcou o início das atividades do colegiado que tem a missão de promover o diálogo, a participação social e o acompanhamento das políticas públicas educacionais.
O fórum reúne representantes do poder público, da sociedade civil, sindicatos, movimentos estudantis, professores e a comunidade escolar, para acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Educação, propor estratégias para alcançar suas metas, organizar a Conferência Municipal de Educação e ser um canal de comunicação entre a população e o poder público.
Em Óbidos, o prefeito Jaime Silva sancionou a Lei Municipal nº 5.968 de 21 de julho de 2025, que instituiu o fórum permanente. Durante a cerimônia de posse do colegiado, o prefeito de Óbidos lembrou que a efetivação do fórum é mais um passo para melhorar a educação local.
“Nosso entendimento é que esse fórum é mais uma ferramenta para melhorar os índices da educação em nosso município. Queremos mostrar que a nossa educação é de qualidade. Uma educação que faz com que o aluno possa terminar o Ensino Fundamental sabendo ler, escrever, interpretar corretamente um texto, saber fazer corretamente as operações da Matemática. É esse equilíbrio que nós estamos atrás. Com o fórum, vamos nos aproximar mais das realidades das escolas, dos alunos, professores e da família e assim, vamos construir a educação que nós realmente queremos”, destacou Jaime.
Em Óbidos, além de entidades da sociedade civil organizada e dos órgãos governamentais, o colegiado conta com representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, além de representantes de comunidades tradicionais, indígenas ou quilombolas, ampliando o poder de diálogo do fórum.
“O intuito é, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, trabalhar metodologias, propostas e promover discussões, por meio de assembleias, conferências, em diálogo constante com o segmento da educação, voltadas ao campo da educação na rede pública municipal de ensino. O fórum terá um presidente, vice-presidente e um secretário que vão comandar os trabalhos no biênio dois mil e vinte e cinco, dois mil e vinte e sete”, explicou Valdemir Ribeiro, que preside a comissão de criação do fórum.
A secretária de Educação, Maria Zilda Bentes, destacou que a criação do fórum é um marco para a educação de Óbidos. A entidade passa a ser efetivada em um momento estratégico, onde a rede municipal de ensino está focada no alto desempenho dos alunos em avaliações que medem o rendimento do ensino local.
“Esse fórum é muito importante na educação do município de Óbidos. Ele já deveria ter sido criado desde dois mil e quatorze. Mas com esse compromisso que a gestão municipal tem com a educação, conseguimos agora implantar o fórum, que vai contribuir, porque ele faz todo um acompanhamento com o Conselho de Educação, nas políticas que estamos implementando para alavancar ainda mais a nossa educação”, finalizou a Maria Zilda.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO