A Unidade de Saúde atende mais de 3 mil usuários que residem na vila e em outras seis comunidades.
Apenas 4 anos após a construção e entrega, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardilene da Gama Almeida foi reformada para corrigir problemas estruturais sérios que interferiam diretamente na oferta de atendimentos e serviços de saúde aos moradores da Vila União do Curumu, distante cerca de 26 km da sede do município de Óbidos.
A reinauguração que marcou a entrega da obra foi realizada na manhã desta sexta-feira (4), durante cerimônia realizada com a presença do vice-prefeito Jalico Aquino, da secretária de Saúde, Valéria Lacerda, lideranças comunitárias e de moradores da vila.
Com a reforma, a unidade ganhou uma nova estrutura de telhado e de esquadrias, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura do prédio e a construção de elevado para a fixação de caixa d’água de 5 mil litros, beneficiando diretamente mais de 3 mil usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) que residem no Curumu e nas comunidades Nova Geração, Boa Esperança, Jurupari, Fé em Deus, São João e Ramal das Varas.
O investimento do Ministério da Saúde, via emenda parlamentar do deputado federal e hoje ministro do Turismo, Celso Sabino, obteve contrapartida do Governo Municipal, via Fundo Municipal de Saúde/Manutenção da Atenção Primária, no valor de R$ 260.932,51.
A técnica de enfermagem Thaiana Almeida, que trabalha há 14 anos na área de saúde no Curumu, relatou as dificuldades para trabalhar antes da reforma e comemorou a nova realidade da UBS.
“Aqui tinha muita infiltração devido à chuva que infiltrava no telhado e a estrutura estava comprometida. Os caixilhos das portas, a maioria, estavam danificados, alguns nem existiam mais e as portas não fechavam. A gente escolhia as salas em que a porta fechava para fazer atendimento. Quando chovia, a gente tinha medo de ter algum desabamento devido à infiltração ser em cima de onde os usuários ficam na recepção. Com a reforma, esses problemas não existem mais e a gente está atendendo os usuários com mais conforto e segurança”, disse a técnica de enfermagem.
Zilmar de Pádua, que mora no Curumu há 15 anos, celebrou as melhorias feitas na UBS da vila e destacou os avanços para a saúde dos moradores conquistados nos últimos quatro anos.
“Com certeza, hoje é muito gratificante para todos nós da comunidade e das comunidades adjacentes que também são atendidas aqui na nossa UBS. Além dessa reforma que era necessária, a gente também já conta com atendimento médico e de outros profissionais da área de saúde, que antes a gente não tinha aqui e precisava ir na cidade para receber”, lembrou Zimar.
Ampliação dos serviços
Como parte do planejamento para fortalecer a atenção primária e garantir mais qualidade nos serviços de saúde na zona rural, a secretária de Saúde Valéria Lacerda anunciou que novos investimentos serão feitos na unidade.
“Vamos reformar também do consultório odontológico o mais breve possível para que essa comunidade tenha o atendimento odontológico de qualidade. Também colocamos para funcionar a sala de vacina com a nova câmara de armazenamento. Para nós, é uma felicidade muito grande saber que o Curumu vai receber vacina, vai receber serviços de odontologia, serviços médicos e de enfermagem e outros serviços da atenção primária. Está em nosso planejamento destinar para essa UBS uma médica pediatra, com atendimentos por período, para atender as crianças dessa região”, explicou a secretária de Saúde de Óbidos.

Valéria Lacerda e o vice-prefeito, Jalico Aquino, entregam as chaves da UBS reformada para as servidoras da unidade.
A UBS Jardilene da Gama Almeida oferta consultas médicas e de enfermagem três vezes por semana, além de atendimentos permanentes como vacinação, dispensação de medicamentos da farmácia básica, pré-natal, coleta de PCCU e agendamentos dos exames encaminhados ao Laboratório Municipal.
O vice-prefeito Jalico Aquino disse que a melhoria desses serviços é a prioridade do governo para as áreas onde já há a presença das UBSs.
“O Curumu é o exemplo do compromisso da gestão de aperfeiçoar os serviços de saúde onde já temos as unidades de saúde. A nossa outra meta é ampliar esses serviços para levar para as outras comunidades. Nós estamos trabalhando com seriedade, sabendo das necessidades das nossas comunidades. Entregas como essa que fizemos hoje aqui no Curumu são a demonstração de que, com planejamento, esforço e boa vontade, vamos melhorar a vida da nossa população e vamos seguir trabalhando dessa forma”, garantiu o vice-prefeito de Óbidos.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO