40 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa itinerante do Governo Municipal.
A oficina de corte e costura, realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), chegou à região da comunidade Igarapé-Açu, localizada à margem da PA 429, que interliga ao Distrito do Flexal.
A ação que fortalece o compromisso do governo de promover o desenvolvimento socioeconômico de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, permaneceu na localidade no período de 29 de setembro a 3 de outubro, oportunidade em que atendeu 40 mulheres que residem nas comunidades Igarapé-Açú e Andirobal.
Com carga horária de 20 horas/aula para a zona rural, a oficina oferece oportunidades de geração de renda por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre a confecção de peças íntimas, desde o corte no tecido, passando pelo manuseio das máquinas de costura, até o acabamento com as máquinas overlock.

Na cerimônia de encerramento, foi possível acompanhar o resultado dos trabalhos realizados ao longo da semana.
Na sexta-feira (3), foi realizada uma cerimônia para marcar o encerramento da oficina. A agricultora Renata Pereira fez um relato de agradecimento e demonstrou a perspectiva de exercer uma nova profissão.
“Eu trabalho com agricultura, mas ultimamente eu não tenho condições de continuar exercendo a minha profissão, e aí eu vou inovar. Vou abraçar essa oportunidade que trouxeram para a gente, pra nossa comunidade, e daqui para frente eu vou progredir. E levar em frente o que a gente aprendeu aqui, que foi uma maravilha”, agradeceu Renata.
O mesmo sentimento de gratidão foi expressado pela servidora pública Deuzalina Bentes, que mora na comunidade Andirobal e também pensa em empreender.
“Eu nunca tinha tido contato com uma máquina industrial, apenas com as antigas. Por isso, esse curso foi muito bom mesmo. Tivemos professores excelentes, pessoas com paciência e interesse de nos ensinar. Agora vamos dar continuidade e comprar a nossa máquina pra gente começar a ganhar mais um dinheiro pra gente”, disse.
A primeira-dama Alice Silva, que colabora na coordenação da oficina em conjunto com a Semdes, participou do encerramento da etapa do Igarapé-Açú e destacou o impacto da iniciativa na vida das mulheres contempladas.
“Eu estou extremamente feliz aqui no Igarapé-Açú. Foram quarenta mulheres que, depois da oficina, estão com outra visão de vida, com outras expectativas. Isso faz bem tanto para o lado profissional como para a saúde mental delas. É muito gratificante ver as nossas mulheres felizes. Esse é o nosso grande objetivo, ver as nossas mulheres buscando novas oportunidades, buscando novas fontes de renda e resgatando seus sonhos”, destacou.

A primeira-dama, Alice Silva, é a principal articuladora da oficina e festejou com as mulheres contempladas na última etapa.
A oficina que já passou por quatro comunidades rurais e pela zona urbana já beneficiou cerca de 130 mulheres. As atividades contam com financiamento de emenda parlamentar do deputado estadual Josué Paiva (REP). Os recursos, somados à contrapartida do Governo Municipal, foram usados para a aquisição de máquinas de costura, de materiais para as aulas práticas e outros custeios necessários ao longo das aulas práticas.
O prefeito Jaime Silva disse que espera que as mulheres apostem no empreendedorismo como ferramenta de transformação de suas próprias realidades.
“Quem sabe daqui não surgirão futuras industriais, que tenham na sua atividade econômica a possibilidade de ganhar dinheiro trabalhando com a confecção de roupas. Fico feliz em ver o interesse e a grande participação das pessoas aqui da comunidade. Essa é uma demonstração de que as mulheres dessa região estão ávidas a aprender o ofício de uma nova profissão para poder sustentar as suas famílias”.

Prefeito Jaime Silva participou do evento de encerramento da oficina e destacou a importância do empreendedorismo feminino.
A oficina de corte e costura seguirá a partir da próxima semana para as comunidades Surva, Silêncio, Matá, São José e Ipixuna.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO