Educandário localizado no bairro Perpétuo Socorro atender 130 alunos.
O compromisso com o aperfeiçoamento da educação em tempo integral é prioridade para a Prefeitura de Óbidos, que por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu investimentos para a ampliação da Escola Municipal de Tempo Integral Hugo Antônio Ferrari, localizada no bairro Perpétuo Socorro, uma das áreas com o maior número de crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nesta semana, a empresa especializada contratada para executar a obra, iniciou os trabalhos que consistem na reforma e construção de um novo refeitório com cozinha, despensa, área de serviço e banheiro e a construção de mais uma sala de aula e passarela coberta, atendendo às demandas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A cozinha atual e a área de serviço existentes vão ser transformadas em uma sala de Atendimento Multidisciplinar e em uma sala do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E). Serão investidos R$ 578.086,36 com recursos oriundos do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação, com contrapartida da administração municipal.
O prefeito Jaime Silva destacou a importância do investimento que vai permitir melhores condições aos alunos atendidos pelo único educandário em tempo integral da rede municipal de ensino.
“Antes de tudo, é importante lembrar que o município de Óbidos está avançando com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, isso nos credencia a receber incentivos financeiros do Ministério da Educação para ampliarmos nossos equipamentos, como é o caso da Escola Hugo Antônio Ferrari. Outro fator importante é o benefício para toda a comunidade do Perpétuo Socorro, já que as crianças vão poder ser atendidas com mais conforto, com qualidade e acima de tudo com o profissionalismo dos nossos servidores que também vão ganhar um ambiente mais adequado para repassar o conhecimento necessário aos nossos alunos”, destacou Jaime Silva.
Inaugurada oficialmente em outubro de 2023, a unidade de ensino abriu as portas para a comunidade em fevereiro de 2024, com o início das atividades do ano letivo. Atendendo 130 crianças no regime de tempo integral, a escola, além de um sistema de ensino diferente, oferece alimentação de qualidade. A diretora da escola, Márcia Cardoso, explica que o novo pavilhão que está sendo construído vai abrigar um espaço de descanso para os alunos.
“Teremos o dormitório, o refeitório como está no projeto e mais uma sala. É muito importante a gente receber essa obra aqui na nossa escola, visto que a gente está localizada num bairro que não tinha outras escolas e vamos, em breve, ter um espaço ainda mais qualificado para atender os nossos alunos”, disse a diretora.

Diretora da Escola Hugo Antônio Ferrari, Márcio Cardoso, diz que a escola vai qualificar ainda mais o atendimento aos alunos.
O planejamento inicial é que a obra seja entregue em seis meses, para que as novas instalações sejam preparadas a partir do ano letivo de 2026.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO