Divisa emite alerta epidemiológico para três espécies de pescado

O alerta foi emitido a partir da suspeita de infecção por doença de Haff no município de Santarém.
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Departamento de Vigilância em Saúde (Divisa), emitiu nesta quarta-feira, 08 de setembro, um alerta epidemiológico em virtude do registro de um caso suspeito por doença de Haff no município de Santarém.
Segundo o alerta, profissionais de saúde e a população em geral devem estar atentos para sintomas como fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dormência, urina escura iniciados a partir das duas horas após o consumo dos peixes: pirapitinga (pearactus brachipomus), tambaqui (colossoma macropomum), pacu ( Piaractus mesopotamicus).
Outra orientação importante é para que em caso de sintomas a população busque imediatamente uma unidade de saúde da rede pública ou privada. A orientação leva como base o estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que também associa a toxina a crustáceos como o camarão.
Prefeitura de Óbidos.🚩
Tempo de Cuidado e Trabalho.🚩